O eflúvio telógeno é uma condição capilar relativamente comum em que temos um aumento do número de fios na fase de queda (chamada de fase telógena). Para que entendamos melhor esse diagnóstico, precisamos entender como funciona o ciclo capilar.
O nosso fio de cabelo passa, ao longo da nossa vida, por fases de queda e crescimento, ao que chamamos de CICLO CAPILAR. E quais são essas fases?
FASE ANÁGENA – fase de crescimento, que dura de 2 a 6 anos. Essa é a fase em que o cabelo cresce e é a sua duração que determina o comprimento do nosso cabelo. Geralmente, temos 85-90% dos fios nessa fase.
FASE CATÁGENA – fase de transição entre a fase de crescimento (anágena) e a fase de queda (telógena), que dura poucas semanas. Temos 1-2% dos nossos fios nessa fase.
FASE TELÓGENA – fase de queda, na qual o cabelo se desprende da raiz para dar origem a um novo fio. Dura cerca de 3 a 6 meses e, geralmente, temos 10 a 15% dos fios nessa fase.
Existem certas condições que alteram o ciclo capilar, fazendo com que tenhamos um maior número de fios na fase telógena. Com isso, o que perceberemos? Uma queda capilar aumentada, com o cabelo caindo da raiz. Essa condição pode ser desesperadora para muitos pacientes e é a razão de muitas das nossas consultas capilares.
A verdade é que inúmeros fatores podem levar a um eflúvio telógeno, alguns deles muito clássicos como o pós-parto, pós-COVID ou outras infecções, perda de peso, suspensão de anticoncepcional etc. Também algumas alterações no organismo como doenças da tireoide, anemia, deficiência de vitaminas podem culminar em queda de cabelo por eflúvio telógeno.
Dessa forma, é fundamental que todos os pacientes com queda de cabelo procurem a sua dermatologista. Será necessária uma avaliação completa da história do paciente, avaliação do cabelo com tricoscopia e, algumas vezes, solicitação de exames para que cheguemos à causa do eflúvio telógeno e, consequentemente, possamos determinar o tratamento adequado.
Mas, uma boa notícia: ninguém fica careca por eflúvio telógeno! O cabelo que cai volta a crescer normalmente com a regularização do ciclo capilar. Então, se está passando por isso, nada de desespero: uma boa consulta com a dermatologista da sua confiança aliviará o seu coração!
Agende agora mesmo sua consulta
Agende sua Consulta